Breaking News

Casos de conjuntivite dispararam e cresceram 418% em Itajubá




Em pouco menos de duas semanas, o número de ocorrências neste ano foi de 28 para 145 casos registrados no município.


Um surto de conjuntivite fez os casos da doença  dispararem em Itajubá. O que representa um crescimento de 418%.

"Antes da Semana Santa, nós tínhamos 28 casos, então subiu bastante da Semana Santa para cá. E ontem, esses dados que eu estou apresentando são de um boletim que a nossa Vigilância Epidemiológica mandou para mim", diz o secretário municipal de Saúde Nilo Baracho.

De acordo com o médico oftalmologista Marcelo Meni, a conjuntivite pode complicar se não for cuidadosamente tratada.

“Já tive casos de ver pacientes que estavam sendo tratados com a medicação inadequada e levou à perfuração de olho, perda de visual, tudo”

O especialista disse que a doença pode ser pega por vírus ou bactéria e que é facilmente transmitida de uma pessoa para outra.

“A conjuntivite por adenovírus tem um contágio muito fácil, um contato direto. Então, orientamos todo paciente que está estabelecido o diagnóstico por vírus a separar tudo de uso pessoal. Toalha, trocar sempre a roupa de cama, evitar compartilhar maquiagem entre as mulheres”, relata o médico.

Na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itajubá, já foram confirmados seis casos este ano. Funcionários e alunos precisaram ser afastados das atividades.

Depois, cartazes com orientações de cuidado e prevenção foram espalhados pelo prédio. A escola tem quase 700 alunos e os cuidados de higiene precisaram ser redobrados.